top of page

Humanização na saúde e os deveres éticos dos profissionais da medicina.

Atualizado: 27 de mai. de 2019

Processo de humanização, importância e contraponto.

ree

Humanização é a ação ou efeito de humanizar, ser humano ou mais humano, ser benévolo, afável. E na saúde como podemos estabelecer a humanização? O que humanização tem a ver com os deveres éticos?


A Ética (Estudo do conjunto de valores morais de um grupo ou indivíduo) está presente em todas as esferas da sociedade e é um ramo de estudo da filosofia há centenas de anos. Temos em um ramo da ética o entendimento que o agir de forma virtuosa leva o individuo e a sociedade ao bem-estar e felicidade, dessa forma, chegou-se ao pensamento que, para esse processo, devem ser colocados em prática deveres éticos a serem seguidos de forma virtuosa, Tais como o dever do cidadão e a conservação da sociedade humana e individuo. Mas quem deve selar pela conservação da sociedade humana?


Pensadores como Marcos Túlio Cícero dizia que o Cidadão e a governança pública elegida por ele tem o dever ético e social de zelar pela conservação da sociedade.


Visto isso, e passando para o âmbito da saúde, muito se fala da humanização hospitalar como sendo uma prática que visa uma maneira de resgatar o bom atendimento ao cliente, respeito aos seus direitos, sua dignidade como ser humano, englobando o atendimento como também a humanização dos profissionais. pensa-se em humanização não só como uma necessidade de um determinado setor da sociedade, mas também como um dever Ético, e na Saúde observa-se grande necessidade do uso desse dever, pois, nesses ambientes, é onde o paciente chega em um momento frágil, estando presente na busca da solução para um problema que o atinge. O atendimento, assim como o profissional da saúde em si, em todos os setores que compete a ele, deverá olhar essa situação com mais humanidade e compreender que humanizar está junto aos deveres éticos que toma-se conhecimento dês do período de formação, como o sigilo médico-paciente e a valorização da vida humana.

Pensando nessa necessidade foi criado em 2003, no Brasil, a politica nacional de humanização, um princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública do Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e pacientes.

Ver-se ai dois dos deveres éticos de Cícero aplicado a saúde, a sensibilização do cidadão como profissional da saúde e a ação governamental, ambas partindo da premissa de que é necessário o agir de forma mais humana no atendimento ao paciente no campo das políticas publicas de saúde.


Por outro lado, é importante pautarmos também que no exercício da profissão, onde a vida e a morte poderão está nas mãos dos profissionais, nem sempre o agir de forma humana será o correto a fazer quando aplicado na prática.

Lembremos um caso que foi decidido pela sexta turma do Superior tribunal de justiça STJ sobre uma transfusão de sangue em uma paciente que era testemunha de Jeová, onde a pessoa que segue essa doutrina religiosa tem, dentre suas crenças e valores, a recusa da realização de transfusão de sangue, no caso julgado envolvendo a morte da paciente, ficou decidido que a responsabilidade pela morte não era dos pais que seguia a religião e que recusaram a transfusão de sangue, mas dos médicos que mesmo diante da crença religiosa dos pais tinham o dever de realizar a transfusão já que havia risco de morte eminente da paciente. Ficou entendido então que os médicos deveriam ter realizado a transfusão mesmo contra a vontade da família, pois segundo o art. 31 do CEM fica explicitado que em caso de iminente risco de morte o médico poderá exercer seu dever de zelar pela vida sobrepondo o direito do paciente ou de seu representante legal.


Observa-se ai o conflito entre o respeito à vontade do paciente, ou nesse caso, aos familiares, e os deveres do medico em zelar pela vida dos pacientes. Conflitos esses que podem estar pressentes a todo o momento no exercício da profissão e que torna ainda mais dificultoso o uso dos deveres Éticos, pois esses nem sempre estarão de acordo com o que pode parecer correto através do olhar da humanização hospitalar.


Referências:

Ministério da Saúde, Redehumanizasus, Politica Nacional de Humanização PNH, 1ª edição. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf >. Acesso em 4 de Maio de 2019.


ZionsWatchTower, RedeTV, Testemunhas de Jeová serão julgadas por morte da filha. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=EdMyRoIutWc >. Acesso em 5 de Maio de 2019.

 
 
 

Comments


  • Facebook ícone social
bottom of page